Como Odense se tornou uma cidade líder em robótica

Odense tem patrocinado o desenvolvimento de uma indústria totalmente nova – os robôs colaborativos. Ao longo do caminho, tornou-se uma das principais cidades do mundo em robótica.

Não categorizado

Adaptado do artigo original por Por Thomas Visti disponível em:
https://www.therobotreport.com/how-odense-became-a-leading-robotics-city

 

A cidade dinamarquesa de Odense tem 200 mil cidadãos, mas como se tornou líder mundial em robótica?

Voltemos apenas 15 anos no tempo, para o período em torno da crise financeira. Naquela época, a Dinamarca era um país bastante anônimo no mercado global e inovador da robótica. E Odense era mais conhecida como o local de nascimento do escritor de contos de fadas Hans Christian Andersen.

Hoje as coisas são muito diferentes. A tecnologia robótica dinamarquesa tornou-se um selo de aprovação global, e as pessoas falam tanto de robôs como de peças de Lego, energia eólica e farmacêutica quando discutem os pontos fortes da indústria dinamarquesa.

Ao mesmo tempo, Odense tem patrocinado o desenvolvimento de uma indústria totalmente nova – os robôs colaborativos. Ao longo do caminho, tornou-se uma das principais cidades do mundo em robótica.

 

Cobots no centro da robótica dinamarquesa

Os robôs colaborativos — também conhecidos como cobots — são uma tecnologia com a qual trabalhei intensamente na minha cidade natal, Odense, primeiro como diretor comercial (CCO) da Universal Robots ( UR ) e depois como CEO da Mobile Industrial Robots ( MiR ).

Ambas as empresas foram vendidas para a americana Teradyne. A venda da UR em 2015 mostrou que estávamos a fazer algo certo em Odense. A venda do MiR três anos depois demonstrou realmente que a Dinamarca – com Odense como centro – alcançou o topo da liga global de robótica.

Os investimentos da Teradyne causaram um efeito cascata que resultou em novas empresas de robótica. Hoje, Odense abriga mais de 160 empresas e organizações e emprega aproximadamente 3.600 pessoas. Isto faz dela uma das cidades europeias com o maior número de pessoas per capita empregadas na indústria robótica.

Além disso, Odense agora também abriga um dos principais centros da Europa para tecnologia avançada de drones, na forma do UAS Denmark Test Center.

Até 2022, um total de mais de um bilhão de euros [1,08 bilhões de dólares] tinha sido investido em empresas de robótica em Funen (a ilha dinamarquesa onde Odense está localizada).

Com tantas empresas numa cidade relativamente pequena, num país relativamente pequeno (com cerca de 6 milhões de pessoas), podemos estar preocupados com a possibilidade de a indústria local se consumir. Mas esse não é o caso. A indústria robótica de Odense continua a crescer porque apoiamos uns aos outros e colaboramos como um cluster.

 

Odense Robotics nutre comunidade robótica

Na Dinamarca, estamos próximos uns dos outros, tanto geográfica como culturalmente. Hoje, a Odense Robotics é um cluster nacional com mais de 300 empresas que empregam quase 20.000 pessoas. Este número está sempre a crescer e, até 2025, esperamos que 24.000 pessoas estejam empregadas no cluster.

Acredito que uma das razões deste cluster forte é a mentalidade dinamarquesa, onde temos grande confiança nos parceiros de negócio. Aqui, o conhecimento flui livremente através de relacionamentos fortes e da vontade de cooperar.

Esta cooperação vai além das empresas individuais. Com instituições de ensino, como a University of Southern Denmark ( SDU ), trocamos conhecimento com estudantes e pesquisadores. Ao mesmo tempo, mantemos um bom diálogo sobre programas educacionais relevantes para que possamos sempre formar a melhor e mais qualificada força de trabalho.

Contribuímos para o desenvolvimento uns dos outros com conhecimento e experiência, o que significa que nós, na indústria robótica dinamarquesa, continuamos a crescer. Tanto é assim que estamos a expandir-nos para além das fronteiras da Dinamarca, a criar empregos a nível mundial e a oferecer soluções inovadoras a indústrias de todos os setores em todo o mundo.

 

Vejo você em Odense?

 


Exxer no ecossistema robótica de Odense

Em 2023, diretores e funcionários da Exxer estiveram em Odense para conhecer o cluster de robótica. Tiveram a oportunidade de visitar as principais empresas deste ecossistema e conversar com seus especialistas, e fechar parcerias para trazer o que há de melhor na tecnologia robótica dinamarquesa para a educação profissionalizante no Brasil.

 

Time Exxer visitando o centro de P&D da Universal Robots (UR)

 

Time Exxer em visita à MIR

Time Exxer na Odense Robotics

 

Sobre o autor

Thomas Visti tem uma vasta experiência internacional como co-proprietário, bem como CCO da Universal Robots e CEO da Mobile Industrial Robots, duas das empresas de robótica mais bem-sucedidas da Dinamarca. Ele foi reconhecido com prêmios incluindo EY Entrepreneur of the year for Denmark e CEO Entrepreneur of the year for Europe em 2019.