SMART 4.0 SMART
A série SMART 4.0 foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o processo de ensino das tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.
Principais Diferenciais
Principais Benefícios
Destaques
tecnológicos
Robótica colaborativa e visão computacional: robô colaborativo é um robô industrial projetado para interagir de forma segura com o ser humano. Associado aos sistemas de visão computacional que utilizam inteligência artificial, obtemos sistemas robotizados seguros, autônomos e flexíveis. Na série SMART estes recursos estão disponíveis para o aprendizado de processos de manipulação, montagem e controle de qualidade. IoT Industrial: IoT (Internet das Coisas) é uma das tecnologias mais importantes na quarta revolução industrial. Neste contexto é chamada de Industrial IoT, diferenciando de outros cenários de utilização. Na série SMART 4.0 temos esta tecnologia sendo aplicada tanto na comunicação de dispositivos sensores como na comunicação de CLPs utilizando protocolo MQTT. Em ambos os casos, os dados são enviados para plataformas em nuvem onde podem ser criados dashboards para apresentá-los. Cybersegurança e virtualização: são tecnologias de TI cada vez mais presentes na indústria a cyber segurança, as redes corporativas, a computação em borda (edge computing) e a virtualização. Todos estes temas estão presentes e podem ser trabalhados de forma prática na plataforma SMART 4.0. Sistema de gestão de produção (MES): na indústria 4.0 não só o processo produtivo é automatizado, mas também a gestão da produção. Isto é feito por softwares chamados MES (management execution system). Esta tecnologia integra pedidos vindos dos sistemas de vendas online com os processos automatizados de produção, gerenciando e sequenciando estes pedidos e gerindo os estoques. Na série SMART 4.0 esta tecnologia também está presente e disponível para estudo e realização de práticas. Integração de sistemas: um dos principais desafios da indústria 4.0 é a integração de todos os sistemas e protocolos presentes na indústria. As competências para encarar este desafio são trabalhas nas séries SMART 4.0 através de tecnologias de conectividade e bancos de dados. Gêmeo digital: a utilização de gêmeo digital (digital twin) é um fator importante de aumento de produtividade e otimização nos processos fabris. Esta tecnologia de simulação também está presente na SMART 4.0, neste caso com um benefício adicional: pode ser utilizado para práticas com os alunos mesmo em suas casas, viabilizando cursos à distância ou semipresenciais.
SMART 4.0 modular
A Smart 4.0 é um laboratório completo que integra as tecnologias da indústria 4.0 em uma fábrica automatizada e digitalizada. Composto por diversas estações, constitui um sistema flexível de manufatura com várias camadas de software que o tornam a solução ideal para o estudo dos modernos sistemas de manufatura da indústria 4.0.
SMART 4.0 Concept
A Smart 4.0 Concept é uma versão compacta da plataforma de ensino para a indústria 4.0. Ela reúne em uma única estação diversas tecnologias da indústria 4.0 e viabiliza um processo de manufatura completo. Compartilhando diversas tecnologias com a versão modular, é uma solução introdutória para as competências da quarta revolução industrial.
Estação MoMa (Mobile manipulator)
Estação móvel composta por robô móvel (AMR) e braço colaborativo, que se integra aos processos de produção e softwares de gestão da SMART 4.0, possibilitando o transporte de materiais para a planta.
Estação de TI/TA
Com configuração modular, Segurança com NR-12, softwares de desenvolvimento inclusos, proteção dos componentes principais e material didático incluso.
PREENCHA O CAMPO AO LADO E RECEBA O NOSSO CATÁLOGO EM SEU E-MAIL
Courseware
Os kits didáticos são acompanhados de um rico material didático com enfoque prático, que trás propostas de práticas visando a formação de habilidades e competências.
São oferecidos o Guia do Estudante, com propostas de atividades práticas, o Guia do Educador, com as respostas às atividades e orientações didáticas sobre os produtos, e tutoriais em vídeo para auxiliar na utilização das ferramentas no uso do kit.